No ano de 1976, foi fundado o Instituto Evangélico de Educação Cristã, com um Curso Supletivo, uma iniciativa do então pastor titular da Igreja Batista de Vila Mariana – pastor Rubens Lopes –, juntamente com toda a IBVM. O objetivo deste projeto era atuar ativamente na comunidade, contribuindo com a formação secular e com o crescimento espiritual dos alunos, bem como propagar o evangelho de Deus.

Ao longo dos anos, este trabalho cresceu e se desenvolveu, e a visão do Instituto se expandiu para a criação de um centro de formação integral de seus estudantes. Foi então que, em 1997, já com o nome de Colégio Batista de Vila Mariana, a instituição iniciou seu curso de Pré-Escola.

Dez anos se passaram e, em 2008, começava uma nova etapa no CBVM, ou Batista, como nosso colégio é carinhosamente conhecido, iniciando um processo de reestruturação e ganhos objetivos. Mais de 80 alunos faziam parte do corpo discente, divididos entre Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental I. E, em 2009, obtivemos a aprovação da Secretaria da Educação para a implantação do Ensino Fundamental II, e em 2011, já tínhamos também nossas turmas de Ensino Médio.

O Colégio Batista de Vila Mariana é uma escola cristã evangélica. A razão da nossa existência sempre esteve baseada na preparação de vidas para a prática da cidadania e para a vivência à luz dos princípios e valores bíblicos, contribuindo para a formação integral do ser humano, enfatizando a pesquisa em um ambiente de fé crista evangélica. Dessa forma, o Batista estimula seus alunos a interagirem com a escola e com o mundo onde estão inseridos, formando e enraizando valores sólidos, tais como respeito mútuo, honestidade, amor, lealdade e humildade, para que, quando adultos, tenham se tornado cidadãos atuantes em nossa sociedade e contribuam com seu crescimento.